coração da menina

Você pode ler aqui textos terápicos que agregam de forma atualizada mais informações à compreensão da importância de uma boa psicoterapia para nossa melhor saúde emocional/mental.

COMO OBTER O MÁXIMO DA SUA TERAPIA?

    Cyzo Assis

A terapia – presencial ou online – é diferente para cada pessoa.

O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. No entanto, existem algumas dicas que podem nos ajudar a aproveitá-la ao máximo. É importante saber com seu terapeuta que formato de terapia você escolheu: curta, média ou de longa duração. Defina bem isso e não desista sem a devida Alta de sua terapia. Você deu um salto corajoso quando decidiu buscar a terapia para melhorar a si mesmo. A terapia pode ser dolorosa, esclarecedora e transformadora. Mas uma boa terapia nos ajuda a buscarmos nossa melhor versão e a destravar situações emocionais que nos roubam energia. Você iniciou um processo de psicoterapia? Parabéns!

 

NÃO FIQUE LIMITADO EM SER MUITO RESERVADO.

Você pode fazer perguntas. Você tem permissão para discordar de seu terapeuta. E se algo não fizer sentido para você, diga com toda clareza. Nenhum profissional mesmo com Doutorado em psicologia ou anos de estudos invalidará seus sentimentos. Fale se algo estiver errado com você ou que te traz considerável desconforto.

 

NÃO GUARDE AS COISAS PARA VOCÊ.

A melhor maneira de seu terapeuta conhecer seu verdadeiro eu (e ajudá-lo) é ouvir o que você tem a dizer. Você precisa ser completamente honesto sobre o que está pensando e como se sente na relação com seu terapeuta. Se você está preocupado em se sentir julgado, lembre-se de que um bom terapeuta não está lá para fazer julgamentos. Muito menos para não deixar você acolhido por ele. O terapeuta é um especialista em escutar e observar. Mas é também especialista em “devolver” ao seu paciente/cliente o material que ele acolheu na escuta, analisou e devolve de forma leve e séria. Cuidado com terapeutas que falam muito e muitas vezes de si mesmos.

 

SEJA O SEU EU MAIS AUTÊNTICO.

Se a própria ideia de ser autêntico é confusa ou não parece natural, conte ao seu terapeuta. Essa é uma informação valiosa para o trabalho que tem à frente. Se você está lutando para descrever ou articular como realmente se sente, diga isso. A honestidade é a melhor maneira de chegar à raiz do que você está lutando e como realmente está se sentindo. A psicoterapia não é uma solução direta para seus problemas. Pense nisso como um processo que cria hábitos construtivos e padrões de pensamento. Quando você recair em velhos processos de pensamento/comportamento, não se culpe.

 

DEIXE SUAS EMOÇÕES TRANSPARECEREM.

A terapia é o único lugar em que você não precisa reprimir suas emoções. Se surgir alguma coisa que o deixa com raiva ou triste, deixe essas emoções saírem. Todo terapeuta já ouviu uma variação de alguém dizendo: "Desculpe, não sei por que estou chorando". Parte da terapia está ajudando você a navegar por essas emoções. Seu terapeuta pode ser o guia, mas você tem a responsabilidade de se abrir sobre os aspectos difíceis de sua vida. Você precisa “cavar” fundo para expor seu mundo interior e desvendar partes difíceis de sua vida. Você pode falar a coisa que é difícil para você. Se você está tendo dificuldade em se abrir sobre traumas, sentimentos negativos e hábitos que o envergonham, você não está sozinho. Esforçar para expressar suas lutas internas e externas é fundamental para o seu benefício terapêutico e a cura.

 

TENTE NÃO SE CONCENTRAR APENAS NO ALÍVIO DOS SINTOMAS.

Por exemplo, digamos que você queira parar de ter ataques de pânico. Um terapeuta o ajuda a mitigar esses ataques, mas também quer em primeiro lugar descobrir por que você está tendo esses ataques. É como tomar Ibuprofeno para a dor. Alivia a dor, mas você ainda precisa descobrir o que está causando a dor e buscar a solução.

ESTABELEÇA LIMITES EM TORNO DA TERAPIA.

Cuide com quem você fala e o que fala de sua terapia. Muitas vezes pode ser importante dizer para pessoas amigas e de sua confiança que você começou ou estar em um processo de terapia. Elas até podem sugerir algo bom para você levar para sua terapia e trabalhar mais a fundo. Compartilhar é bom, mas veja com quem.

 

NÃO ESPERE QUE SEU TERAPEUTA LHE DIGA O QUE FAZER.

A terapia tem menos a ver com conselhos e mais com ajudá-lo a tomar decisões úteis para sua vida. Pode ser tentador pedir a um terapeuta que apenas diga o que fazer, mas tenha cuidado com os terapeutas que são rápidos em dar conselhos. Eles podem estar servindo à própria agenda mais do que a você. A psicoterapia trabalha com métodos, análises e ferramentas cientificamente e experiencialmente comprovados. O terapeuta não é um guru.

 

SEJA PACIENTE.

A terapia é um trabalho árduo. Mudanças positivas levam tempo. Pode ser frustrante, mas tudo bem. Se você ficar frustrado por não vê resultados, é perfeitamente aceitável conversar sobre isso com seu terapeuta. Se a qualquer momento você sentir que não está realizando nada na terapia, converse com seu terapeuta sobre os planos de longo e curto prazo.

 

COMECE SUA SESSÃO COM CLAREZA E EVITE “PATINAR”.

Comece cada sessão com questões de agendamento, pagamentos e outras perguntas técnicas se tiver. Isso ajuda a entrar no trabalho emocional e não desviar o ritimo da sessão. Lembre que uma sessão tem 50 minutos e às vezes 60 e, muitas vezes esse tempo passa muito rápido.

 

O QUE FAZER ENTRE AS SESSÕES?

Se você está se perguntando o que fazer entre as sessões de terapia, pergunte a seu terapeuta sobre as maneiras viáveis ​​de conduzir sua terapia fora dos limites de sua sessão de 50 minutos. Alguns terapeutas costumam deixar algo para seu paciente fazer entre uma sessão e outra. Independente, o paciente pode tirar um tempo para refletir sobre a última sessão e anotar pontos para sua próxima sessão. Lembre que a terapia é sua e tudo o que você investir de tempo nela, melhor para você.

 

Responda essas questões que poderão ajudar seu terapeuta melhor ajudar a você.

 

01 – O que você gostaria de aprofundar mais e melhor na sua terapia?

02 – O que você buscava ao começar sua terapia?

03 – Você está sentindo que a terapia está ajudando a você? Como você pode dizer isso aqui?

04 – Qual sua principal dificuldade durante a sua sessão?

05 – Diga algo que você gostou em uma de suas sessões?

06 – Você tem algo que está difícil abrir em sua terapia?

07 – Outras considerações se tiver. Fique livre para dizer.

 

Os sonhos e a pandemia - (Por Jefferson Magalhães - Psicólogo)

 

Nestes tempos de isolamento social gerado pela Covid-19 têm aparecido na imprensa e nas redes sociais relatos de aumento de sonhos por parte das pessoas. Pessoas que raramente lembravam de seus sonhos, começaram a lembrar. Pessoas que lembravam de seus sonhos, relatam aumento não só na quantidade, mas também na qualidade das imagens evocadas. Porém, a imensa maioria não sabe o significado dos sonhos que está tendo. Para muitos são imagens desconexas e sem sentido.

 

Há gerações que o ser humano se interessa pelos sonhos. Na Bíblia existem sonhos clássicos como aquele das “vacas gordas” e das “vacas magras”, sonhado pelo faraó do Egito e interpretado por José, o que lhe garantiu um alto posto no governo de então. Na Grécia antiga as pessoas acreditavam que os deuses falavam através dos sonhos. Aos poucos a racionalidade foi tomando o lugar da espiritualidade e os sonhos foram relegados à categoria de meras fantasias sem sentido.

No início do século XX a psicologia se encarregou de mudar esta concepção. Em 1905 Sigmund Freud lança o livro “A interpretação dos Sonhos”. Pela primeira vez a ciência estava dizendo que os sonhos têm sentido e que podem ser interpretados. Freud foi o primeiro cientista a relacionar os sonhos com a psique inconsciente existente no ser humano. A partir daí muitos outros psicólogos e cientistas se dedicaram ao estudo dos sonhos.

 

Carl Gustav Jung talvez tenha sido o mais importante deles.

Partindo das constatações de Freud ele ampliou os símbolos dos sonhos, os relacionando com a mitologia e a História das religiões. As imagens mitológicas que apareciam nos sonhos foram chamadas por ele de imagens arque típicas, pois elas aparecem em todas as sociedades e em todos os tempos.

Na verdade, os sonhos são mensagens que o nosso inconsciente nos manda todas as noites, quando a consciência esta, por assim dizer, em stand by. Estas mensagens dizem respeito, na imensa maioria dos casos, a vida do sonhador: suas dificuldades, seus relacionamentos, seu modo de ver e pensar sobre a vida.

 

Entender a mensagem dos sonhos pode ser de grande ajuda para o equilíbrio da personalidade.

Tanto Freud quanto Jung, ofereceram chaves para a interpretação dos sonhos. Utilizando estas chaves,

o terapeuta pode dar uma orientação muito mais completa para o seu paciente. Este trabalho pode ser feito em grupos ou individualmente.

Os sonhos são um produto genuíno do interior do ser humano; entendê-los, perceber a sua mensagem

pode nos ajudar muito na busca do equilíbrio e do auto-conhecimento. No dizer de Jung: “Esses sonhos nos trazem recordações, reflexões; relembram acontecimentos vividos outrora; despertam coisas que dormiam no seio da nossa personalidade, e revelam traços inconscientes nas suas relações com o meio ambiente. Por isso é raro que um indivíduo que tenha se submetido ao fastidioso trabalho de análise de seus sonhos com a competente assistência de um especialista, por um longo período de tempo, não veja seu horizonte se alargar e se enriquecer.” (Jung, Carl G. – A Natureza da Psique – Petrópolis – 1896, p. 229.).

100 Atitudes transformadoras

Seja firme, otimista, planeje, estude, busque os seus direitos, cumpra bem seus deveres, livre-se da culpa e perdoe. Mereça tudo de bom. Não esqueça de que a autoestima nos fortalece, motiva e nos inspira!

01 - A autoestima é um dos maiores aliados na busca da sabedoria. Identifique as suas qualidades e as suas limitações e faça dessa combinação uma personalidade única. Você é especial e original.

02 - Alegria sempre!

Acredite, essa atitude irradia uma força poderosa. Sorria sempre! Isso traz energias boas para você e para quem está à sua volta.

 

03 - Busque a verdade em todas as suas intenções. Seja sempre honesta(o) consigo mesma(o).

04 - O pior engano é o autoengano, ele nos ilude e nos impede de ter clareza. Sem uma visão correta, cometemos muitas injustiças.

 

05 - Perdoe o que diz seu inimigo. "Na realidade, o inimigo é a condição necessária para a prática da paciência", diz Dalai Lama. Coloque-se no lugar do outro e foque em suas qualidades. É difícil, mas vale a pena.

 

06 - Todo dia avance um passo, por menor que seja, para sua evolução.

 

07 - Não desperdice 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos sem fazer algo pela sua maior obra-prima: você mesma(o).

 

08 - Faça a fé ser maior que seus problemas e não se esqueça que Deus não tem religião, e que todos os caminhos são válidos quando o objetivo é o mesmo.

 

09 - Eu quero, eu posso, eu mereço! Este é um mantra poderoso que deve ser dito em voz alta todas as manhãs para que à noite você afirme: eu tenho!

 

10 - Se estiver sofrendo por bobagens, faça caridade. Faça parte de um grupo de atividades beneficentes. Distribua alimento para os moradores de rua. Seu coração ficará pleno de alegria e seus problemas ficarão mínimos diante dos que mais precisam. Aja! Engaje-se!

 

11 - Não desperdice palavras com quem não quer ouvir. Evite as palavras ríspidas, elas não são sinais de força, mas de fraqueza.

 

12 - Você só pode mudar a si mesmo, querer mudar o outro é arrogância. O AMOR NÃO É PARA COVARDES!

 

13 - Reconhecer falhas e limites das pessoas é diferente de falar mal das pessoas, porém só um sábio sabe fazer isso. Por isso, evite fofocas. Elas geram poluição espiritual.

 

14 - Descubra o seu maior defeito e combata-o com sabedoria. Coloque energia na qualidade que anula esse defeito. Por exemplo: se você é egoísta, pratique generosidade; se você é orgulhosa(o), pratique humildade; se você é medrosa(o), pratique coragem. Focar no positivo vai trazer muito mais resultados que ficar sofrendo pelos seus defeitos.

 

15 - Faça do seu dia sempre um dia especial. Seja gentil com atos ou palavras sem esperar nada em troca. Essa atitude pode desencadear uma corrente de afeto. Experimente.

 

16 - Veja se é prevenção, cautela ou juízo, mas não esconda se for simplesmente medo. O amor não é para covardes, arrisque-se, chegue junto.

 

17 - Reconheça seus sentimentos ruins para saber como combatê-los. Seus pensamentos e sentimentos não são você, eles estão em você.

 

18 - Se você nunca sentiu inveja, busque-a dentro de si mesma(o), pois este é um sentimento universal. Quando compreendemos que a inveja não é nada mais do que enxergar no outro o nosso potencial escondido, podemos transmutar essa energia para admiração e iniciamos uma jornada de amor-próprio e crescimento.

 

19 - Ao cometer um ato ignorante ou injusto, troque a culpa por responsabilidade, pois a culpa é um castigo que nos pune, nos faz sofrer e nos paralisa. Já a responsabilidade nos incomoda e nos dá a força necessária para mudar. Fui responsável e não culpado(a).

 

20 - Todo mundo tem sua hora de ser ruim, faça essa hora ser cada vez mais curta e espaçada.

 

21 - Se você julga que nasceu especial, parabéns! Você é normal!

 

22 - Quando se sentir injustiçado, não desperdice energia querendo convencer os outros. O tempo é o maior mestre, ele coloca tudo em seu lugar, a paciência é uma grande virtude.

 

23 - Desenvolva seus próprios talentos, não cobice os talentos dos outros, caso contrário você nunca será único e original como realmente nasceu para ser.

 

24 - Quando estiver passando por momentos difíceis, não se sinta uma vítima ou fique revoltada(o). Dificuldades são sempre grandes oportunidades para exercitar nossos aprendizados.

 

25 - Quando pedimos paciência, sabedoria e amor em nossas preces, com certeza o que vamos receber é muitas oportunidades para exercitá-las.

 

26 - Só existem dois grandes sentimentos no mundo: o amor e o medo. Todos os outros são derivados destes. Reflita sobre isto.

 

27 - Tudo pode ser adquirido através da prática. Pratique Bondade, Caridade, Sabedoria e União todos os dias.

 

28 - Felicidade é um sentimento pessoal e abstrato, portanto é simples: ser feliz só depende de você. Não coloque a sua felicidade nas mãos dos outros. Ela é sua responsabilidade.

 

29 - Experimente algo novo todos os dias: um alimento, uma roupa, um pensamento, uma atitude, torne-se cidadão do mundo. O preconceito e as diferenças são os grandes geradores de conflitos.

 

30 - Se você fala muito, aprenda a ficar em silêncio e ouvir. Se você fala pouco, fale ao invés de só ouvir. O equilíbrio é sempre caminho mais sábio. ARRISQUE-SE! CHEGUE JUNTO!

 

31 - Não seja pessimista e acomodado/a. Pequenas atitudes fazem a diferença. Acredite!

 

32 - Não se vanglorie dos seus grandes feitos, eles podem ficar pequenos diante dos outros.

 

33 - Saiba agir com consciência. Seja firme e não rude, seja terno e não fraco.

 

34 - Não seja o dono da verdade, mas o dono da sua vida. Donos das verdades são sempre prisioneiros de valores e ideias pré-concebidas.

 

35 - Mesmo que não seja sincero, um ato de bondade é sempre melhor do que não agir. Acostume-se e se torne naturalmente bom. Vale a pena!

 

36 - Combata sua preguiça todos os dias, ela só vai te atrasar.

 

37 - Não existe rotina, isto é uma ilusão, nada é igual nem ao segundo anterior. Pare e coloque os seus sentidos em ação, saia do automático e viva a riqueza que é a vida, um dia após o outro!

 

38 - Não use a opinião dos outros para guiar seu destino. Os outros passam, quem vai ficar com você será sempre o seu destino.

 

39 - Seja sábio ao escolher o seu papel no mundo. Cultive felicidade, a colheita sempre será farta.

 

40 - prosperidade material é uma benção quando for bem usada, mas sempre medite se não há ganância.

 

41 - A arte é um dom universal. Procure em você esse talento.

 

42 - Não confunda paciência com falta de atitude e vice-versa.

 

43 - Admitir seus erros e defeitos é um grande passo, mas só será virtude se você os corrigir.

 

44 - Não desperdice energia, desligue as luzes e os pensamentos negativos.

 

45 - Todo o dia inicia um novo ciclo, uma nova chance, onde ontem já passou. Não se prenda ao passado, viva o presente, construa um bom futuro.

 

46 - Se você quiser mudar algo em você e não estiver conseguindo, pode ter certeza que você ainda não quis suficientemente.

 

47 - Devemos ser sempre um exemplo. Seja a mudança que você quer ver no mundo, como sugeriu Mahatma Gandhi.

 

48 - "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta"(Buda).

 

49 - Se quer melhorar o mundo à sua volta, olhe para dentro de você, pois é lá que se escondem todos os mais importantes segredos e a entrada é grátis!

 

50 - Ter sorte no amor depende de uma série de atitudes, como focar os pontos positivos dos outros, não ter preconceitos, não ser agressivo(a) nem arrogante, cuidar da aparência, por isso, saia de casa e abra oportunidades.

 

51 - Seja forte e diga alguns "nãos". De nada adianta falar "sim" para tudo, por medo de não ser aceito(a). Você pode prejudicar o aprendizado dos outros. Muitas vezes o "não" é um ato de amor.

 

52 - Trabalhe feliz. Este é o primeiro item para ter sucesso profissional. Sem brilho e sem paixão você não terá sucesso e ninguém gosta de pessoas infelizes.

 

53 - Ajude a salvar o planeta: separe o lixo, economize água, reaproveite materiais. Isto não é mais um blá-blá-blá ecológico: é fato. Não cuidar do planeta é, no mínimo, burrice e desleixo com seu espaço e o espaço de todos. Faça um mundo mais limpo!

 

54 - Seja mais tolerante. Compreenda que todos têm direito à sua própria opinião e maneira de ser. NÃO SE ACOMODE, SAIA DA ROTINA.

 

55 - Defina prioridades todos os dias. É uma habilidade importante para colher bons resultados,  mas não se esqueça de priorizar a sua espiritualidade. Converse com Deus!

 

56 - Aprenda a se respeitar. Quando vivemos distante do que somos e sentimos, estamos enganando aos outros e a nós mesmos. Assuma a sua unicidade, pois senão mais cedo ou mais tarde você se tornará uma pessoa frustrada e negativa.

 

57 - Muitas vezes, mais importante do que saber o que dizer é saber o que não dizer. Pense antes de calar, pense antes de falar.

 

58 - Mantenha o equilíbrio. Combinar vida pessoal e profissional pode ser difícil, mas é preciso para manter o equilíbrio e bem-estar em ambas as partes. Acredite: conseguir resultados pelo estresse não é uma boa medida.

 

59 - Reconheça seu direito à privacidade. Fique sozinho(a) quando precisar. Conheça e cuide do seu interior. Você não tem que compartilhar tudo com a família ou com os amigos.

 

60 - Aprenda sempre. Quem pensa que sabe tudo começa murchar. O aprendizado é a grande luz no fim do túnel.

 

61 - Não é mera vaidade. É pela sua aparência que as pessoas terão uma primeira impressão. Procure criar a sua própria marca, expresse-se através do seu visual. Estamos nesta vida em carne e espírito, e ambos são importantes.

 

62 - Você é aquilo que você acha que é, por isso, pense grande, acredite. Defina seus objetivos, planeje e se esforce para realizar os seus sonhos: é a hora certa para começar a construí-los.

 

63 - Compartilhe suas conquistas: toda vez que dividimos nossas conquistas com os outros, intimamente, estamos reforçando nossas capacidades.

 

64 - Aproveite melhor seu tempo: nunca se esqueça de que o lazer é fundamental em nossas vidas. Mexa-se. Descubra um esporte ou hobby e pratique-o. Faz bem à saúde e levanta o astral.

 

65 - Agradeça sempre! A gratidão é um sentimento que gera muitas bênçãos. Quem não sabe dizer obrigado(a) é emocionalmente enfermo. Agradeça também a Deus!

 

66 - Trabalhe o desapego. Livre-se de tudo o que é inútil na vida: objetos, vaidades, ilusões, títulos, pessoas. A liberdade é um grande passo rumo à felicidade.

 

67 - Sonhe. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Eleve as suas expectativas e acredite na força poderosa que é sonhar.

 

68 - Procure a felicidade nas coisas simples da vida. Existem momentos que não têm preço.

 

69 - Acredite sempre no amor. A sua cara-metade pode estar ao seu lado. Abra os olhos e o coração. Não fomos feitos para a solidão. Ficar só pode também ser bom, desde que feliz e não frustrado(a).

 

70 - Deixe que as coisas fluam naturalmente. Não force nada, nada, nada. Você já ouviu dizer que não se deve apressar o curso do rio porque ele corre por si?

 

71 - Estude. Prepare-se para encarar os desafios da vida e mostrar que é capaz. Trabalhe, o esforço é uma grande virtude. Tenha a força do alpinista em você.

 

72 - Não reclame à toa. A reclamação atrai negatividade e você passa a ser antipático(a). Ninguém gosta de vítimas, todos gostam dos heróis!

 

73 - Seja maleável. Não tente ser a dono(a) da verdade. Pessoas que se acham sempre com a razão, fazem uma má avaliação de si mesmas, e por isso são muito intolerantes. Não fazem concessões e vivem com raiva de tudo e de todos.

 

74 - Saiba economizar para um grande sonho. Pequenas economias podem fazer muita  diferença. Com sabedoria você pode ter todo o luxo do mundo. Você merece!

 

75 - Aceite as críticas construtivas. Elas podem ser um trampolim para você aprender e surpreender positivamente. Pessoas sábias não se prendem a sentimentos pequenos. Seja grandioso(a). NÃO SE COMPARE, SEJA ÚNICO(A)!

 

76 - Não tente agradar a todos. Se esse for o seu objetivo, você vai ficar sempre insatisfeito. Seja autêntico. Seja você mesmo.

 

77 - Valorize quem está sempre pronto para te ajudar! Valorize quem está ao teu lado. Amigos de verdade são raros e são o melhor apoio nas horas de crise.

 

78 - Saiba ter foco e estar focada no que quer. A receita da prosperidade material é conseguir escolher entre várias alternativas e não ficar pensando no que deixou para trás.

 

79 - Seja fã das soluções, não dos problemas. Treine sua mente: para cada problema procure encontrar três soluções.

 

80 - Sofrer por antecipação não resolve o problema e ainda atrai a negatividade.

 

81 - Apaixone-se sempre: acelera o metabolismo e tira o apetite. E mais: "A fila anda e  a catraca gira". Não sofra por amor. Ame-se!

 

82 - Divida suas emoções, não guarde tudo dentro de si. Se necessário se tranque no banheiro, grite, urre, soque as almofadas.

 

83 - Não é o que fazemos de vez em quando que conta na vida, mas nossas ações mais constantes. Por isso, não devemos julgar as pessoas por momentos de fraqueza, todos somos um conjunto de qualidades e defeitos.

 

84 - Abrace mais quem você gosta. Um breve abraço em alguém de quem gostamos reduz pela metade os efeitos estressantes de um dia, melhora a pressão arterial e a frequência cardíaca.

 

85 - Diga mais vezes "eu te amo". Não tenha medo desse poderoso sentimento.

86 - Sinta compaixão. Solidarizar-se com a dor do outro nos faz sentir bem, emocional e fisicamente. E pasmem, pesquisas comprovam que produz anticorpos. Seja sensível!

 

87 - Saiba o que desejar. "Um dos obstáculos para atingir a felicidade é querer coisas que não são essenciais para a sua vida", ensina o mestre Dalai Lama em "A arte da felicidade."

 

88 - Não perca tempo. Dê o braço a torcer. Tome a iniciativa, marque um segundo encontro. Salve a relação. Você pode estar jogando fora o amor ou amigos realmente verdadeiros na sua vida.

 

89 - Abra o coração. Fale para os outros o que deseja. Às vezes, ficamos infelizes porque não fazemos o que gostaríamos. Lembre-se: ninguém tem bola de cristal.

 

90 - Pense como Shakespeare: se você perde dinheiro, você perdeu alguma coisa. Se você perde um amor, você perdeu muito. Mas, se você perde a esperança, você perdeu tudo.

 

91 - Todos na vida têm uma grande missão. Nossa tarefa é descobrir o que ecoa em nossas almas. A dica é prestar atenção no que nos faz verdadeiramente felizes.

 

92 - Correr atrás de dinheiro não é um bom caminho, pois o dinheiro é uma energia viva e poderosa. Quanto mais se corre atrás, mais longe ele fica de nós. Pense nos sonhos, corra atrás do que você quer fazer com dinheiro. Essa atitude traz mais resultados.

 

93 - A vida é um todo, não podemos dividi-la em departamentos: não adianta ser uma mãe e/ou pai carinhoso(a), mas um(a) chefe rude e estressado(a).

 

94 - "Não existe um caminho para a felicidade.  A felicidade é o caminho." (Mahatma Gandhi)

 

95 - "Olho por olho e o mundo acabará cego". Mahatma Gandhi – Evite qualquer forma de violência contra pessoas e os animais. Seja pacificador(a).

 

96 - Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários. As pessoas pessimistas, por exemplo. Fuja de gente aproveitadora e medíocre.

 

97 - Controlar a nossa ira, a nossa raiva, ou a nossa língua solta é um exercício cotidiano. Coloque isto como um objetivo e faça gols diários. Os amigos agradecem.

 

98 - Não existe conquista sem trabalho. O que vem fácil vai fácil. Trabalhe confiante!

 

99 - "Viemos neste mundo para combater o nosso maior inimigo: nós mesmos" (Gurdijieff). O nosso julgamento nos leva a emoções que promovem paz e felicidade ou raiva e infelicidade. Escolha certo. O poder é seu.

 

100  -  Em tempos de crise  tire o "s" e CRIE!

 

Fonte: 

Graça Boaventura, em matéria publicada na Revista UMA,

Editora Símbolo. Edição n° 100.