“Es ist wunderbar,

dass eine große Gebetsgemeinschaft mit Ihnen

verbunden ist. Da kann doch nur alles sehr gut gehen.

 

É maravilhoso,

que uma grande comunidade de oração com o senhor está conectada. Assim tudo só pode ir muito bem ". Tradução livre

 

Irmã Aurélia Illy

Irmãs de São Carlos Borromeu em 19.06.2018.

Bonn - Alemanha - Via e-mail

NOTA 08 – SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm - 19.07.2018.

 

Ontem o Pe. Cyzo esteve na parte da tarde em revisão médica diretamente com o cirurgião chefe da equipe que o operou, o Dr. Luiz Boro Puig. O médico deu novas orientações para iniciar hoje a segunda etapa do pós cirúrgico. Até o dia 16.08 quando fará dois meses da alta hospitalar, o paciente vai aos poucos retomando leves atividades e a parte ambulatorial passa também por uma outra dinâmica.

 

A recuperação está indo muito bem. Na próxima semana, com o fechamento da última incisão na perna direita, Pe. Cyzo poderá receber visitas. Alguns familiares (parentes) e amigos aguardam para isso. Logo mais enviaremos a essas pessoas dias e horários para que possam visita-lo. Continuamos dando o suporte na recuperação do Pe. Cyzo e agradecemos de coração pelas orações e solidariedade.  

NOTA 07 – SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm - 11.07.2018.

Amanhã, dia 12.07 fará um mês que Pe. Cyzo foi submetido em total surpresa a uma mega cirurgia cardíaca no Hospital IGESP, centro de São Paulo.

 

Nesse primeiro mês nenhum dia teve febre e qualquer infecção e sua resposta biofísica e emocional tem surpreendido a equipe médica e as pessoas que convivem e cuidam dele na parte ambulatorial.

 

As Incisões na perna de onde se retirou parte da veia Safena estão quase curadas. Dia 16.07 encerra-se a parte de repouso absoluto recomendada pelos médicos e iniciará outra fase ainda por mais trinta dias.

 

Na próxima semana ele tem uma revisão médica com o Dr. Luiz Boro Puig, o cirurgião chefe da equipe que fez a cirurgia.

 

Mais uma vez agradecemos pelas muitas orações de tantos lugares e vinda de tanta gente querida. Fica em nome do Cyzo e de nossa parte, equipe de apoio a ele, nossa gratidão e preces!

NOTA 06 – SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm - 07.07.2018.

Hoje dia 07.07 faz um mês que o Pe. Cyzo foi ao Hospital IGESP apenas para fazer um Cateterismo.

Não imaginava ele, nem os médicos que fizeram vários exames anteriores, da gravidade da situação, que pela Graça de Deus, e pelo zelo dos profissionais da saúde que o assistiram, evitou uma situação limite.

 

Sua recuperação continua dentro de um quadro estável e em muitos aspectos rápida.

 

Não teve um dia sequer febre ou qualquer infecção.

Até o dia 16.07 está dentro da primeira fase que é de repouso absoluto, com várias medicações e assistência ambulatorial diária.

 

Pe. Cyzo é imensamente agradecido às inúmeras manifestações de carinho, de encorajamento, às orações e todo o zelo que tem recebido de seus familiares, da sua Comunidade de Vida Fraterna e amigos que têm prestado ajuda direta à sua pessoa nesse primeiro mês desde o dia de sua internação em 07.06.2018.

A importância da Espiritualidade para uma melhor saúde biofísica. Divulgue para seus familiares e amigos.

NOTA 05 – SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm - 03.07.2018.

 

Hoje são 22 dias desde a grande cirurgia cardíaca que Pe. Cyzo foi submetido e que recebeu quatro Pontes Cardíacas: duas Safenas e duas Mamárias.

 

Também hoje ele teve às 13h30m um encontro com a Equipe de Cardiologia do Hospital IGESP com coordenação do Dr. Irapuan Magalhães Penteado. Os quatro médicos presentes fizeram uma avaliação minuciosa de vários aspectos do pós-operatório e do processo de recuperação até o  momento, o 22º dia pós-cirurgia.

 

Os médicos que fizeram a avalição dessa primeira etapa foram:

Dr. IRAPUAN MAGALHÃES PENTEADO - chefe da Equipe de Cardiologia – com o Dr. CARLOS EDUARDO SETTEMBRE, acompanhados por mais dois médicos jovens. Esteve presente na avaliação junto com os médicos o mano do Pe. Cyzo, SEONIO LIMA, Gestor de Enfermagem do Bloco Cirúrgico do Hospital IGESP e Pe. Adalberto Ronconi,fpm.

 

Todos ficaram muito bem impactados com a rápida e incrível recuperação que Pe. Cyzo vem desenvolvendo. Frente a esta rápida recuperação, Dr. Irapuan liberou o paciente para a SEGUNDA ETAPA DO PÓS-OPERATÓRIO e que permite ao paciente, ainda que de forma lenta ir adotando novos procedimentos que são:

 

- Passar a dormir de lado quando sentir necessidade a partir de hoje;

- Fazer caminhadas diárias em lugar plano e cada dia aumentar a extensão do percurso. Pode começar

  caminhando 200m;

- Pode voltar a dirigir em momentos sem aglomeração de trânsito e em percursos pequenos no próprio bairro

  desde que não lhe traga esforço e cansaço.

- Pode também uma ou duas vezes por semana ir ao Parque caminhar ou ao centro do bairro para pequenos

  afazeres, desde que evite qualquer forma de ladeira;

- Continuar para mais um período de 40 dias com todos os medicamentosos que vem fazendo uso desde a

  cirurgia;

- Pequenas atividades em casa de forma leve, pela manhã e pela tarde, desde que não traga cansaço físico e

  fadiga;

- Continuar com uma dieta alimentar onde estão inseridos alimentos com propriedades de colágenos;

- O paciente ainda não está apto para qualquer atividade de trabalho ou reuniões que tragam preocupações

  ou algum tipo de tensão. Para isso somente após 60 dias pós-cirúrgico.

- Liberação para visitas ainda não está permitida pelo fato de não estar devidamente cicatrizada uma incisão na perna esquerda de onde foi retirada parte da veia Safena. Após a cicatrização, com garantia de não ter qualquer risco de infecção, o paciente poderá receber visitas, desde que não sejam numerosas cada dia. 

 

Fica mais uma vez a gratidão pelos diversos apoios e orações vindas de muita gente querida de perto e de longe e o abraço da equipe que está no dia a dia da recuperação do Pe. Cyzo.

NOTA 04

SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm - 30.06.2018.

 

O quadro de saúde do Pe. Cyzo continua em boa evolução.Seus pulmões estão quase 100% normais. Esse tipo de cirurgia traz alguns problemas aos pulmões por vários fatores. Mas neste aspecto não ficou qualquer sequela pulmonar e a respiração está quase normalizada.

 

Naturalmente que o paciente

teve 10 incisões no corpo:

Abertura do tórax, 4 incisões na perna esquerda para aquisição da veia Safena, 4 drenos, punções, etc.  Uma dessas incisões vai precisar ainda de 6 a 10 dias para cicatrizar e segundo os médicos está dentro da normalidade.

 

Hoje são apenas 19 dias da Cirurgia.

Na próxima terça feira, dia 03.07 o Pe. Cyzo terá uma revisão com a equipe clínica cardíaca para reorganização das medicações. Ontem ele foi até um Laboratório aqui mesmo no bairro onde reside para fazer exames de sangue de checagem. Esses exames serão entregues na próxima terça feira no encontro com a equipe clínica cardíaca no Hospital IGESP.

 

Agradecemos as muitas saudações e notícias de orações pelo restabelecimento do Pe. Cyzo.

 

Com o nosso abraço, os que estamos no dia a dia deste processo de recuperação do Pe. Cyzo e votos de bom final de semana aos muitos amigos de perto e de longe!

Exames para checagem e monitoramento do quadro de recuperação pós cirúrgica

NOTA 03

SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,fpm

27.06.2018.

 

Comunicamos aos familiares e amigos do Pe. Cyzo

o que segue na data de hoje:

 

- O quadro de saúde está cada dia melhorando.

O paciente ainda não tem feito uso de sua própria cama, dorme sobre uma poltrona para evitar que possa no sono virar de lado, o que é determinantemente pedido pelo Cirurgião da Equipe que se evite essa possibilidade por 40 dias após a cirurgia cardíaca.

 

- As dores estão sendo medicadas, agora menos dores e consequentemente menos medicações.

 

- Ainda não há prazo para visitas, pois o paciente requer muitas vezes horas de repouso absoluto, levando em conta que o processo respiratório ainda não está totalmente normalizado. É pedido pelos médicos que ele evite maiores emoções/tensões de qualquer natureza neste período de repouso absoluto que vai até o dia 16.07 próximo.

 

- Ontem o paciente foi ao Hospital IGESP e foi examinado por um dos Cirurgiões, o DR. SAMUEL PADOVANI STEFFEN. O médico disse que o processo de recuperação está acima da média e que para uma mais breve cicatrização de uma das 4 Incisões na perna direita de onde se retirou a Safena receitou-se uma pomada SAF-Gel – HYDRATING DERMAL WOUND DRESSING WITH ALGINATE 85 grams.

 

- No quadro geral o paciente continua com  pequenos exercícios de fisioterapia duas vezes ao dia e acompanhamento ambulatorial diário.

 

- Pe. Cyzo agradece sempre e reza pelas pessoas que estão em sintonia humana e espiritual com a sua recuperação.

 

Abraços de nossa parte, pessoas que estão próximas e ajudando neste processo que vive o Pe. Cyzo neste momento.

ATAQUE CARDÍACO - Atenção!

Como saber os verdadeiros SINAIS de um ATAQUE CARDÍACO? O vídeo a seguir dá ótimas informações. O vídeo é breve. Compartilhe para as pessoas que você acha que está dentro do perfil citado ou para seus amigos e familiares. Ótimas informações nunca é o bastante.

Divulgamos aqui uma foto das principais fachadas externas do Complexo Moderno Hospital IGESP, que fica em zona nobre do centro da Capital Paulista, próximo da Av. Paulista e bem pertinho do famoso

Maksoud Plaza Hotel da Bela Vista. Também o Hospital está há poucos metros da famosa e tradicional Rua dos Ingleses. 

NOTA 02 - SAÚDE DO PE. CYZO ASSIS LIMA,FPM - 23.062018.

 

Olá amigos e amigas de perto e de longe!  Saudações fraternais desde SP!

 

Ontem, dia 22, fez apenas 10 dias da Cirurgia Cardíaca do Pe. Cyzo.

Nesta página tem muitas outras informações para quem gostaria de saber melhor o que se passou. O tempo mínimo de repouso dado pelos médicos é um mês e que se encerra dia 16.07.2018.

 

Pessoas têm se surpreendido com a rapidez que veio para casa, tendo estado apenas dois dias na UTI e dois dias no quarto pré-operatório após uma mega cirurgia para 4 pontes. Em primeiro lugar pela boa saúde do paciente que não é portador de nenhuma outra patologia e em segundo lugar, hoje a medicina chamada “HUMANIZADA” procura manter o menos possível pacientes com intervenções cirúrgicas maiores no ambiente hospitalar para evitar infecção.

 

O Cyzo vem tendo assistência ambulatorial diária. Seus sinais vitais:

PA, Oxigenação, Temperatura, etc, estão dentro da normalidade desse tipo de pós cirúrgico. Não teve nenhum momento de febre nesses primeiros dez dias pós cirurgia.

 

Desde segunda feira até ontem às 21h seu mano Nato com sua esposa Rita – ambos profissionais da saúde - ficaram na residência do Pe. Cyzo e deram total assistência ambulatorial. Hoje seu outro mano, Celmo Lima – também da área da saúde -, a partir da tarde vai marcar presença até amanhã. Para outros suportes está desde hoje pela manhã a nossa amiga Zilda Soares neste final de semana. Na próxima terça feira o Cyzo tem uma primeira revisão pós cirúrgica com a Equipe Clínica de Cardiologia do Hospital IGESP.  

 

Até que se complete 30 dias pós cirúrgico o Pe. Cyzo não está movimentando suas redes sociais e nem faz ou recebe ligações telefônicas ou uso do WhatsApp, e-mails, etc;  

 

Os que estão em torno do tratamento do Pe. Cyzo, familiares e amigos, agradecem pelas orações e por toda a viva torcida para que ele supere dentro da mais absoluta  normalidade este tempo, em parte, um pouco longo de recuperação. Com nossa gratidão!

A foto com a Rita e o Nato

registra o décimo dia da Cirurgia Cardíaca.

Ela foi clicada ontem às 17:30 após os procedimentos ambulatoriais da tarde. 

Mil gratidão a vocês: Nato e Rita!

Muita gente da área da saúde visita este site, por isso disponibilizamos aqui alguns exames em prol desses amigos que gostam de ver mais a fundo as questões.

Nota sobre o atual quadro de saúde do Pe. Cyzo

A partir de hoje - 20.06.2018 - duas vezes por semana, 4a feira e sábado, será divulgada breve NOTA informando o atual quadro de recuperação cirúrgica do Pe. Cyzo.

COMO ESTÁ O PE. CYZO?

Lembrando que hoje dia 20, é apenas o nono dia pós -cirúrgico. Desde o final da tarde do dia 16, sábado, ele recebeu alta hospitalar na condição de repouso absoluto em casa e com acompanhamento AMBULATORIAL DIÁRIO. Seus manos e manas, vários deles com boa experiência e especializações em área da saúde, têm dado incrível suporte na parte do acompanhamento medical e ambulatorial.

Os sinais vitais do Pe. Cyzo são aferidos regularmente e tem estado todos dentro de um satisfatório padrão. Naturalmente que ele tem momentos que sente muitas dores, especialmente na parte torácica, o que é próprio deste porte de cirurgia.

 

Nas últimas 3 noites tem dormido melhor e em espaço maior. Ele está espiritualmente e emocionalmente serenizado, tranquilo, e, como qualquer pessoa que sabe de tudo tirar um novo aprendizado, ele reflete que esta situação de surpresa traz consigo uma grande chance de olhar para a frente com mais entusiasmo e confiança.

 

Um cirurgiado como ele já superou o alto risco de um grave enfarto silencioso e que poderia levar a óbito. Infelizmente são 90 mil enfartados por ano no Brasil – segundo dados dos atendimentos hospitalares e ambulatóriais – e desses 30 mil vão a óbito.

Pe. Cyzo não tem acesso a nenhuma de suas redes sociais nesses 30 dias de repouso que vai até a data de 11.07. Também não pode ainda falar ao telefone e nem receber visitas.

A cirurgia contempla clinicamente 3 fases:

 

Fase 01:

Até dez dias após a cirurgia. Fase ainda muito crítica e com altos riscos. Estamos ainda na Fase 01 que se encerra amanhã, dia 21.

 

Fase 02:

Do 10º ao 20º dia; continua crítica mas com riscos mais baixos;

 

Fase 03:

Do 20º ao 30º dia; menos crítica e menos riscos e que exige mesmo assim cuidados especiais;

Desde segunda feira à noite até a próxima sexta no final do dia cuidam no aspecto ambulatorial do Pe. Cyzo seu mano Nato com a esposa Rita, casal também da área da saúde. Após essa escala uma outra será organizada.

Por fim, Pe. Cyzo vai no momento oportuno após o período de repouso absoluto responder a cada pessoa individualmente e que são centenas e centenas que nesses dias enviaram suas preces de confiança e solidariedade. Ele diz que podia sentir a força e a presença de tanta gente querida nesses dias de pré e pós operatório. Grande gratidão a todos e todas!

--------------------

GRANDE OBRIGADO as mais de mil mensagens via vários canais da rede social que chegaram para o Pe. Cyzo desde que foi notificada a sua cirurgia cardíaca no 07.06. Ainda continuam chegando mensagens, inclusive de muitos amigos da Europa. São mensagens incríveis de força e fé. Pe. Cyzo apenas resume tudo numa frase bíblica:

 

"Mais uma vez o Bom Senhor

me salvou da cova do leão".  

Nosso psicoterapeuta, o Pe. Cyzo, teve a sorte em ser cirurgiado pelas mãos de uma incrível equipe de cirurgiões do Hospital Igesp, com o comando do grande e renomado Prof. Dr. Luiz Boro Puig. Logo mais nesta página traremos dados lindos da produção intelectual na área cardíaca do Dr. Puig, que não é apenas um médico da cardiologia, mas um cientista internacionalmente reconhecido nesta área. Ele ocupa a 21a cadeira na Academia Paulista de Medicina e é professor referência na USP.

Foto clicada pelo nosso amigo Eduardo Toth, na véspera da cirurgia, dia 11.06.2018, quando do primeiro contato pessoal do Dr. Puig com a pessoa do Pe. Cyzo no quarto pré-operatório. À esquerda o mano do Pe. Cyzo, o Seonio, com formação e graduação em enfermagem e MBA em Gestão em Saúde. O Seônio faz parte da Equipe Gestora do Centro Cirúrgico do Hospital Igesp.

O Psicoterapeuta do VIVARES

foi submetido a uma delicada cirurgia de REVASCULARIZAÇÃO

DO MIOCÁRDIO 

No último dia 12, Cyzo Assis Lima, padre, psicanalista e psicoterapeuta clínico do VIVARES, após 4 dias de internação pré-operatória no Hospital IGESP, centro da capital paulista, foi submetido a uma delicada cirurgia cardíaca.

 

O nosso psicoterapeuta vinha desde janeiro último sentindo leves dores à esquerda do tórax. Ao completar 60 anos no dia 21.03.18, colocou em pauta fazer uma avaliação médica geral, mesmo nada sentindo além da leve dor e não sendo portador de qualquer outro tipo de doença.

 

Após vários exames pulmonares (Tudo OK) e cardíacos, o médico sugeriu um procedimento mais acurado para verificar melhor “a dor cardíaca” através de um Cateterismo. Antes do Cate ainda foi realizada uma Cintilografia no Hospital Beneficência Portuguesa. No dia 07.06 realizou-se por fim o Cate e ficou detectado altas lesões nas coronárias. A responsabilidade do Dr. Eduardo Moreira dos Santos, Cardiologista Intervencionista do Igesp, não permitiu que o paciente retornasse para casa, sendo internado em seguida para a preparação do pré-operatório. Ele recebeu quatro pontes, duas de safenas e duas de mamárias.

 

A causa das lesões nas coronárias ainda estão sendo melhor investigadas. Está descartada Arteromas, pelo simples fato que o paciente há quase duas décadas não faz consumo de animal sua na alimentação. Nada de gorduras nas artérias. A resposta está indo na direção de uma outra possibilidade: baixa porcentagem genética e um "gatilho" que foi certamente nos últimos dois ou três anos disparado elevando a graves lesões coronárias. Cardiologistas do Hospital Igesp continuam na investigação.

A seguir um desenho feito à mão pelo próprio Dr. Luiz Boro Puig o cirurgião responsável, mostra a disposição das 4 novas artérias do "novo" coração do Pe. Cyzo: